Rotary | Club de Serviços
A 23 de Fevereiro de 1905, Paul P. Harris advogado em Chicago fundou o primeiro clube de prestação de serviços do mundo – o Rotary Club de Chicago. A ideia era juntar um grupo de profissionais que partilhassem o mesmo espírito de amizade comum em cidades pequenas tais como aquelas a que estava habituado na sua juventude.
O nome Rotary deriva do sistema inicial de reuniões que seguiam um esquema rotativo que alternava em localização entre os escritórios dos membros integrantes do grupo.
Em 1921, o Rotary contava já com clubes nos seis continentes e um ano mais tarde adoptou o nome Rotary International. Pelo ano de 1925, existiam já cerca de 200 Rotary Clubs integrados por mais de 20.000 rotários entre os quais personalidades tais como o escritor Thomas Mann, o diplomata Carlos P. Rómulo, o humanitário Albert Schweitzer e o compositor Jean Sibelius.
Em 1942, em preparação para o pós-guerra, Rotary realizou uma conferência para promover intercâmbios internacionais de âmbito educacional e cultural, a qual inspirou a fundação da Unesco.
São poucos os que deixam de reconhecer o trabalho realizado pelos Rotary Clubs em todo o mundo livre, declarou certa vez o ex-primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Winston Churchill.
Com a proximidade do século XXI, Rotary dedicou-se a atender às necessidades de uma sociedade em constante mudança, expandindo seus serviços de modo a focar tópicos de alta importância como a degradação do meio ambiente, analfabetismo, fome e crianças em situação de risco.
Actualmente, mais de1,2 milhões de rotários integram cerca de 32.000 Rotary Clubs em mais de 200 países e áreas geográficas liderando projectos de incontestável importância internacional tal como o PólioPlus descrito pelo ex-secretário geral das Nações Unidas, Kofi Annan, como um exemplo maravilhoso das conquistas alcançadas graças à cooperação entre a Organização das Nações Unidas e organizações não-governamentais.
Este é um projecto exemplar que se baseia numa campanha global para erradicação da póliomielite cujas contribuições do Rotary rondam já os US$650 milhões e apresenta como resultado mais de 2 mil milhões de crianças salvas da morte prematura, ou deficiência física permanente, através de vacinação oral desde 1985.
A actuação de um clube Rotary tem cinco vertentes essenciais, corporizadas nas cinco avenidas de serviços (comissões) existentes em todos os clubes:
Os Serviços à Comunidade são responsáveis pelos projectos de acção social à comunidade em que se insere;
Os Serviços Internos que fomentam o companheirismo, a coesão interna do clube e a manutenção dos quadros sociais pela integração de novos membros;
Os Serviços Internacionais que gerem as relações com outros clubes e entidades a nível internacional para efeitos de programas de intercâmbio, voluntariado e projectos conjuntos diversos;
Os Serviços Profissionais que fomentam a formação de líderes a nível profissional, estabelece contactos com empresas e serve de intermediário entre quem quer ajudar e que precisa dessa ajuda.
Finalmente, Os Serviços às Novas Gerações reconhecem que as actividades para desenvolvimento da capacidade de liderança, projectos humanitários e programas de intercâmbio contribuem para que os jovens realizem mudanças positivas no mundo.
Rotary é assim uma oportunidade de fazer a diferença e marcar uma
posição no mundo – acompanhado de uma experiência pessoal e
profissional que desenvolve, inquestionavelmente, aqueles que “dão de
si antes de pensar em si.”